A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.

Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus... (leia mais)

1/19

Nossa Congregação escolheu, no Capitulo Geral de outubro de 2013, como tema norteador do quadriênio 2014 – 2018, a Gestão Compartilhada e, como lema: Em nome da Trindade, inovar e ousar. Este tema surgiu, motivado pelo desejo de uma estrutura congregacional que favorecesse a participação de todas as irmãs no processo de condução do nosso carisma-missão nos caminhos que a Trindade nos aponta e nos conduz. Durante o Capitulo foi eleita, além da Coordenação Geral, uma equipe de dez membros, incluindo irmãs e leigas trinitárias, à qual demos o nome de Equipe da Gestão Compartilhada (EGC). Esta equipe tem representatividade das três dimensões centrais, também escolhidas no Capitulo... (leia mais)

MINHA IDENTIDADE “escondida em Cristo” “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16,15) Nos evangelhos sinóticos, esta pergunta sobre a identidade de Jesus ocupa um lugar destacado. Ela nos oferece as respostas do povo e da comunidade de discípulos, personalizados em Pedro.

   Como seus seguidores, devemos continuar nos perguntar “quem é Jesus?”. Aqui não se trata do conhecimento externo da pessoa de Jesus: quando e como viveu, quem são seus pais, em que cultura viveu, qual era seu entorno social e religioso; nem sequer se trata de conhecer e aceitar sua doutrina... (leia mais)

1/18

     O dia 15 de junho amanheceu ensolarado. Uma quarta-feira que para as Servas da Santíssima Trindade foi vivenciada com especial alegria e gratidão. É dia de festa, dia de celebrar os 70 anos de vida-missão da Congregação. Reunidas com a comunidade das Irmãs da casa central da Congregação, a comunidade da Casa de Retiros Ermida, Miguel Pereira/RJ, a comunidade em missão no Bairro Amapá, D. Caxias/RJ e os/as Leigos/as Trinitários celebraram a Ação da Trindade na história das Servas nesses 70 anos. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Monsenhor Gustavo Euler... (leia mais)

   “A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa. A Esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus, que vai ao encontro de todos sem excluir ninguém”. (Papa Francisco – Misericordiae Vultus) Os relatos evangélicos destacam que a atuação de Jesus está sempre inspirada, motivada e impulsionada pela misericórdia para com todo ser humano. É a misericórdia a que explica e define Sua maneira de ser e de atuar... (leia mais)

   “Pedi e recebereis; buscai e encontrareis; batei e vos será aberto” (Lc 11,9) O Pai Nosso é a única oração que Jesus nos ensinou e resume de maneira simples sua mensagem, sua intenção e sua missão.

Nela, Jesus expressa intimidade com o Pai e seu compromisso com os outros, especialmente os mais pobres e sofredores. Se rezado com atenção e profundidade o Pai Nosso é também, para nós, um itinerário de expansão de nós mesmos, uma proposta de des-centramento... (leia mais)

“Ao vê-la, o Senhor encheu-se de compaixão por ela e disse: ’Não chores!’” (Lc 7,13)

Segundo a Revelação bíblica Deus é compaixão e misericórdia. Ele se sente “afetado” ao relacionar-se com o ser humano. Deus não é insensível. Nele há emoções que, longe de significar imperfeição, manifes-tam sua proximidade e o compromisso para com cada ser humano.

A compaixão é uma atitude permanente de Deus, e não uma atitude ocasional que surge em determinadas situações...

(leia mais)

A Caminho da Paz

“A missão é o lugar favorável para a formação”

A expressão é da assessora do Seminário Nacional de Formadores e Formadoras que aconteceu em Caucaia-CE, Irmã Annette Havenne, a qual afirma que para os tempos de hoje, o ambiente da missão traz muitas vantagens para o processo formativo. "A missão tira o formando da autorreferencialidade, ajuda-o a relativizar seus problemas, a sair de sua zona de conforto", assegura. Mas, para Irmã Annette, é preciso cuidar para não estar com os formandos em ambiente de missão com os olhos fechados, pois a missão deverá ajudá-lo a desenvolver uma mística dos olhos abertos... (leia mais)

1/7

As Irmãs Silvânia Aparecida Coelho e Helena T. Rech participaram da 24ª Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional

Nos dias 11 a 15/07 aconteceu em Brasília a 24ª Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos religiosos do Brasil.

Nossas Irmãs Silvânia e Helena Rech participaram e avaliaram como favorável esse momento. Diante da realidade que vivemos no país, a Vida Religiosa consagrada é presença nas periferias das grandes cidades. Sua voz se une às vozes de tantos irmãos e irmãs solapados pelo desafio de sobrevivência digna... (leia mais)

UM DOMINGO ESPECIAL

Evangelho de Lucas 1,1-4; 4,14-21

Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se passaram entre nós. Elas começaram do que nos foi transmitido por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever para você uma narração bem ordenada, excelentíssimo Teófilo. Desse modo, você poderá verificar a solidez dos ensinamentos que recebeu.

Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza... (leia mais)

O encontro iniciou comum dia de convivência possibilitando às Irmãs advindas das 5 Regiões e “matar saudades”. O encontro constará de Estudo: Teologia da Trindade, 17 a 19/07; troca de experiências e aprofundamento acerca das relações interpessoais; aprofundamento litúrgico num enfoque trinitário; retiro espiritual; Assembleia e celebração dos 70 anos da Congregação. O encontro se estenderá até o dia 05/08/16... (leia mais)

ENCONTRO DA EQUIPE CENTRAL DOS LEIGOS TRINITÁRIOS
(Texto elaborado por Ir. Rosa M. Gomes e lido por Orminda, Leiga Trinitária, na celebração do dia 15/06/16)

“Minhas queridas filhas e filhos Servas da Santíssima Trindade, Leigos e Leigas Trinitários Daqui do seio de nossa Amada Trindade, com todas as irmãs que para aqui já partiram, me uno a vocês para celebrar os 70 anos de nossa Congregação...

(leia mais)

1/9

   Reunidas na Casa de Retiros e Hospedaria Ermida N. Senhora da Ssma. Trindade desde o dia 16/07, as Servas vivenciaram nos dias 20 e 21 dois dias de trabalho assessorado por M. Graças Carvalho, que trabalhou relações interpessoais. No dia 20 D. Nelson, Bispo da Diocese de Valença e Pe. Betinho da Paróquia Santo Antônio, de Miguel Pereira, foram acolhidos com alegria para celebração da Eucaristia.

Na manhã do dia 22 num tempo de oração e síntese orante cada Irmã fez seu tempo pessoal. À tarde em grupos divididos por décadas, desde a fundação da congregação,...(leia mais)

1/3
SERVAS DA SSMA TRINDADE INICIAM ENCONTRO DE FORMAÇÃO/ESPIRITUALIDADE

INICIO DO ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE DAS SERVAS

   No dia 16, sábado teve inicio o Encontro das Servas da Ssma trindade, na Casa de Retiros/Hospedaria Ermida Nossa Senhora da Ssma. Trindade, em Miguel Pereira/RJ. O encontro iniciou comum dia de convivência possibilitando às Irmãs advindas das 5 Regiões e “matar saudades”. O encontro constará de Estudo: Teologia da Trindade, 17 a 19/07; troca de experiências e aprofundamento acerca das relações interpessoais; aprofundamento litúrgico num enfoque trinitário; retiro espiritual; Assembleia e celebração dos 70 anos da Congregação... (leia mais)

“...não sou digno de que entres em minha casa;... mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado” (Lc 7,6-7)

Neste belo relato do Evangelho de Lucas nos é apresentado, com simplicidade, a força e a intrepidez que se revelam numa pessoa de fé. Podemos imaginar o que significou para aquele centurião romano o gesto de ter que acudir a alguém do povo a quem dominava, buscando a cura de seu empregado. Teve de superar muitas barreiras e impedimentos e esvaziar-se de seu orgulho e amor próprio para realizar aquele gesto humilde de solicitar ajuda a um judeu... (leia mais)

Depois da intensa caminhada quaresmal, chegamos com Jesus às portas de Jerusalém, a cidade do grande Rei (Mt 5,35), é o lugar onde o destino de Israel e de seus profetas devem cumprir-se (Lc 13,33).A festa do Domingo de Ramos que hoje celebramos, faz memória da entrada de Jesus na cidade montado num jumentinho, aclamado pelas crianças, pelos pobres, pelas mulheres: "Bendito seja aquele que vem como Rei, em nome do Senhor!" (Lc 19,38).
Eles e elas tinham caminhado com Jesus estes três anos, escutado suas palavras, experimentado sua misericórdia, seu amor sem fronteiras, e sentido também seu sofrimento... (leia mais)

1/20

Na manhã do dia 05 de Fevereiro de 2016, dia em que a Igreja faz memória a Santa Águeda – Virgem e Mártir, a Comunidade Amor Trinitário se reuniu para celebrar a renovação dos votos de Irmã Maria Aparecida dos Santos e a entrada da jovem Erica Alves dos Santos ao Postulantado.Ambas em breve irão compor a Comunidade do Caiambé – Amazonas.A celebração foi presidida por Padre Eribaldo Santos, e além das irmãs, estiveram presentes amigos e amigas mais próximos.Graças e louvores sejam dadas a Trindade Santa pela vida e vocação de nossas irmãs Cida e Erica!Rezemos por elas! Rezemos pelas vocações!Comunidade Amor Trinitário – Contagem – Minas Gerais(Relato da formanda Sarah Luisa)

1/11

Artigo sobre gratidão e ação de graças “Ação de graças” e “gratidão” fazem parte dos sentimentos e atitudes mais nobres cultivados ao longo de toda a história da humanidade. São também sentimentos e atitudes centrais presentes na orientação básica de todas as religiões. Quem ainda não fez a experiência de sentir-se grato por alguma coisa? Constantemente as pessoas agradecem pelo dom da vida, pelo alimento recebido, por algum evento bem sucedido, por um presente recebido, por apoios e ajudas, por vitórias alcançadas ou por dificuldades e doenças superadas... (leia mais)

"É preciso assumir que as religiões são diferentes e, justamente por isto, são preciosas e necessárias no mundo plural e diverso em que vivemos. O respeito à religião do outro/da outra é o maior testemunho de fé que uma pessoa pode dar”. Quem defende é a diretora executiva da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Reverenda Sonia Mota. Em entrevista exclusiva ÀAdital, Sonia, que é teóloga e membro da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, afirma que a segregação, o preconceito, os atos de vandalismo praticados contra espaços sagrados, a violência psíquica, simbólica e física, que vitimizam as pessoas, são amostras dessa forma exclusivista de se perceber a religião... (leia mais)

Links Recomendados

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Fale Conosco

Rua Barão do Bom  Retiro, 559

Engenho Novo - CEP 20715-002

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2501-7583

Copyright 2020 | Servas da Santíssima Trindade | Web design: www.artifices.com.br