Links Recomendados

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Fale Conosco

Rua Barão do Bom  Retiro, 559

Engenho Novo - CEP 20715-002

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2501-7583

Copyright 2020 | Servas da Santíssima Trindade

 

 
/Notícias/
Novembro de 2016
Acampamento Conexão Jovem
Nos dias 11 a 13 de novembro, aconteceu na Ermida Casa de Retiros e Hospedaria, em Miguel Pereira, o primeiro Acampamento Conexão Jovem – curta e compartilha.
O evento agregou 53 jovens e adolescentes advindos das Paróquias: Nossa Senhora da Glória Governador Portela e Santo Antônio da Estiva - M. Pereira; Nossa Senhora da Conceição – Paty do Alferes; Nossa Senhora das Graças – Xerem; Nossa Senhora das Graças – São João de Meriti; Nossa Senhora de Fátima – Queimados; Santo Antônio – Brás de Pina.
 

Evento organizado pelas Servas da Santíssima Trindade teve como objetivo interagir com as Juventudes na faixa etária de 15 a 30 anos abordando sobre a importância do/a jovem estar conectado/a com a natureza; com ele/ela próprio; com os outros; com Deus Trindade. O tema central do Acampamento foi “Vinde e vede!” (João 1,35-42)
 

Vale ressaltar a grande contribuição do Ministério de Música da Comunidade Santa Rita Cássia do Amapá – Paróquia N. Sra. Graças – Xerem, que com vozes e instrumentos afinados e de maneira harmoniosa animou os/as participantes, além de interagir os cantos com os conteúdos desenvolvidos.

A metodologia foi participativa. Os grupos de vivência desenvolveram as atividades propostas com muita criatividade. Pode-se dizer que são jovens abertos/as a conectarem-se com o Projeto de Jesus.

A partir da reflexão sobre A CONEXÃO DOS PRIMEIROS DISCÍPULOS COM JESUS (Jo1, 35-42), conduzida por Ir. Maria das Graças Apolinário, os grupos de vivência expressaram o que segue: “ 1. pela MISERICÓRDIA e JUSTIÇA DE DEUS alcançamos a virtude da ESPERANÇA, FÉ e AMOR. Pedimos a graça da PROSPERIDADE, PERSEVERANÇA, SOLIDARIEDADE e CORAGEM para darmos GLÓRIA A DEUS!; 2. CONFIA NA Misericórdia e Amor de Deus, seja transformado com a Fé, Força e Sinceridade... na Parceria com todos!; 3. A CRUZ de JESUS é o maior sinal de seu AMOR. Nossa ESPERANÇA n’Ele nos traz PAZ.; 4. Com o TEMOR de DEUS nós buscamos o RECOMEÇAR diário, nos REENCONTRANDO através do AMOR AO PRÓXIMO mantendo a PERSEVERANÇA de RETRIBUIR o AMOR de Deus e nunca perder a ESPERANÇA de encontrar a PAZ.; 5. Eu sou a Coragem, Eu sou a Esperança, Eu sou a Misericórdia, Eu sou o Amor, eu sou a Vida, Eu sou a Bondade, Eu sou a Trindade. Sou Deus. Para me seguir é preciso ter Fé, Força e renunciar ao Pecado.”

No sábado pela manhã Pe. Carlos Alberto Nascimento Barbosa (Pe. Betinho), da Paróquia Sto. Antônio da Estiva, em M. Pereira e Seminarista Jétero Rangel da Costa Junior, da Diocese de Valença, visitaram o Acampamento Jovem.

À tarde, orientados por Ir. Silvânia Coelho foram provocados a partilhar suas experiências de CONEXÃO COM O/A OUTRO/A abordando situações na família, no grupo de balada, nas redes sociais, na escola/trabalho, na Igreja. Fizeram uso de encenações e dramatizações retratando a situação desafiadora das Juventudes na realidade atual.
A noite do sábado vivenciaram uma caminhada com os discípulos de Emaús (Jo 24, 13-15) encerrando com momento de pequena vigília na Capela, orientado por Irmão Francisco, Religioso da Comunidade Batismo do Senhor.

Domingo pela manhã o foco foi a CONEXÃO COM A TRINDADE. Ir. Selita Lorenski trabalhou esse momento discorrendo sobre o Ícone da Ssma. Trindade (Gn 18,1-16) pintada pelo Monge Russo André Rublev. Apresentou brevemente a experiência de Amor incondicional da jovem Maria Celeste (fundadora da Congregação das Servas da Ssma. Trindade) que se encantou pela Santíssima Trindade desde jovem: “o grande Amor que dominou toda a minha vida.”
A síntese dessas experiências deu-se com a proposta de elaboração do PROJETO DE VIDA. IR. Silvânia conduziu esse momento.

Encerramos às 12 horas com a Celebração Eucarística a qual culminou esse momento único de “acampamento: curtido e compartilhado.” Pe. Marcio, Religioso da Congregação Sociedade São Caetano, presidiu a celebração que confirmou para cada participante a importância de ser fermento, sal e luz em todas as realidades e circunstâncias da vida. Tudo se realizou para a glória da Trindade.
Uma juventude bela em sua idade, motivada em descobrir-se para ser protagonista na construção da vida, da sociedade e de um mundo melhor. Deixou sua “marca”: “carrega a esperança viva no seu jeito de ser, anseia pela justiça, deseja a paz”. Nosso Deus Trindade lhes abençoe.

“Deixa-me ser jovem não me impeça de lutar,
Pois a vida me convida a uma missão realizar!”

DNJ nas Comunidades Ribeirinhas 

Dia Nacional da Juventude da comunidade em Missão no Amazonas.

Religiosos e Religiosas de todo o Brasil, reunidos em Brasília, dizem não à PEC 241

Nós, Religiosos e Religiosas, de 61 Institutos,  abaixo assinados, representantes da Conferência Nacional dos Religiosos, de todas as regiões do Brasil bem como membros da Equipe Missionária Interinstitucional,  reunidos em Brasília nos dias 21 a 23 de outubro, para tratar do tema do trabalho missionário em rede, entre as diferentes Congregações Religiosas da Igreja Católica, para melhor responder aos desafios do contexto sócio, político, econômico e religioso que nos envolve, queremos manifestar a nossa indignação e repúdio com relação a PEC 241. 

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page