top of page

 Editorial  Servas

Tempo de Aprofundamento Espiritual

Atualizado: 17 de fev.



Tempo! Tempo! Tempo! Ele é precioso e podemos aprender a colocá-lo, cada vez mais, a nosso favor, ou seja, gestar o tempo crono para sentir o tempo kairós, podendo saborear a presença de Deus em nós, em toda pessoa humana, na criação e em tudo que realizamos.
O Tempo de Aprofundamento Espiritual, em nossa congregação, acontece a cada quatro anos. Para isso, todas as irmãs são convidadas a organizar sua vida pessoal, comunitária, profissional e missionária a fim de se liberarem para esse tempo tão importante e significativo na caminhada congregacional. Esse tempo é marcado por uma parada entre vinte a trinta dias, incluindo descanso, reflexões, assembleia, lazer, convivência gratuita e retiro de oito dias. É um tempo preparado com muito amor, zelo e dedicação, onde é oferecia a oportunidade para uma nova síntese de vida nas dimensões humana, espiritual, comunitária e missionária.
 
Iniciamos o ano de 2024 vivenciando esse precioso tempo nos dias 08 a 31 de janeiro, em nossa Casa de Retiro Ermida Nossa Senhora da Santíssima Trindade, em Miguel Pereira/RJ. Foi um tempo crono, pensado e organizado de tal forma que o tempo kairós pudesse ser sentido e acolhido no coração de cada irmã. Posso testemunhar que Deus Trindade, mais uma vez, armou sua tenda entre nós, através da sua visita amorosa e desinstaladora à nossa Tenda Congregacional.
 
Aprofundamos temas importantes como: Nova Humanidade a partir do jeito de organização dos Povos Originários, na mística do Bem Viver e conviver; sobre a CEBs, fazendo memória do 15º Intereclesial, através de duas irmãs que participaram; aprofundamento da vida da Fundadora Ir. Maria Celeste Ferreira, revisitando seu itinerário espiritual, com o intuito de buscar luzes para os tempos de hoje, no caminho de ressignificar o jeito de viver o carisma e missão, estando atentas aos sinais dos tempos; sobre Sinodalidade e Vida Religiosa Consagrada e a Mística do Envelhecer. Em nossa Assembleia, entre tantos outros assuntos importantes, definimos o tema e o lema para a Assembleia pré-capitular em 2025. Tema: Servas da Santíssima Trindade 80 anos – memória, mística, profecia e esperança. Lema: a Trindade visita nossa tenda e nos convoca: deem um passo à frente na ousadia missionária (Gn18). Nosso retiro de oito dias com o tema - Como Irmãs, Servas da Santíssima Trindade, buscar na revelação do Deus Uno e Trino, o caminho do Amor Universal, foi marcado pelo silêncio contemplativo, deixando que Deus Trindade nos falasse através da brisa suave, dos clamores dos irmãos e irmãs, especialmente dos tantos desabrigados pela consequência dos temporais, através da dinâmica comunitária e da criação, bem como da escuta amorosa da Palavra e do jeito surpreendente de Deus chegar na vida de cada irmã.

Encerramos o tempo de Aprofundamento Espiritual com a celebração de envio, convictas de que é um novo recomeço ao voltarmos para as nossas realidades comunitárias e missionárias. Um envio especial recebeu a Ir. Terezinha Hanauer que, com seus 80 anos, assumiu fazer uma nova itinerância missionária para Fonte Boa, Prelazia de Tefé – AM. Outro envio significativo recebeu a Irmã Maria Francisca Torres, da Congregação das irmãs do Bom Pastor, reconhecendo, com gratidão, a bonita experiência intercongregacional na comunidade de Juiz de Fora/MG.
 
Por tudo que vimos, ouvimos, sentimos e vislumbramos durante esse tempo, resta-nos uma atitude contínua de ação de graças e de muita gratidão a Deus, e, Nele, gratidão a cada Irmã e a todas as pessoas que se envolveram direta e indiretamente nos diversos serviços, para que esse encontro cumprisse sua finalidade. Sem dúvida, um tempo KAIRÓS, tempo de Deus em nossa vida congregacional. Um tempo de rever a caminhada, renovar nosso coração, fortalecer nossos pés, alargar nosso abraço, no desejo de que nossa doação missionária, a partir do que somos e temos de potencial e vulnerabilidade, seja expressão do dinamismo trinitário em nós.

Com os nossos corações ardentes e pés a caminho, avancemos com coragem e audácia, dando um passo à frente!

 

 

Ir. Silvânia Coelho – Coordenadora Geral

Rio de Janeiro, 10/02/2024

168 visualizações

Comentários


bottom of page