top of page

 Editorial  Servas

CELEBRANDO JUBILEU DE OURO


CELEBRANDO JUBILEU DE OURO

Servas da SSma. Trindade recebem um convite especial para Celebração do Jubileu de Ouro da Paróquia São Jacinto, Diocese de Teófilo Otoni/ MG.

A convite do Bispo D. Quirino, as Irmãs iniciar missões catequéticas em 1967 em toda Diocese de Teófilo Otoni com o objetivo de formar catequistas e professores para o ensino religioso para as escolas. Em fevereiro de 1968 as irmãs Helena Gonçalves, Marta Francisca e Maria da Conceição, fundaram uma comunidade em São Jacinto. Com a chegada das Irmãs D. Quirino criou a Paróquia S. Jacinto e dei posse às irmãs como vigárias da mesma. Além do trabalho diocesano, elas deram início à primeira paróquia dirigida por religiosas no Estado de Minhas Gerais. Celebravam o Culto, distribuiam a Eucaristia, presidiam batizados e casamentos e coordenavam todo o trabalho pastoral da paróquia e a formação das lideranças. Dia 25 de novembro de 2018, esta paróquia celebrou o cinqüentenário de fundação. E após 42 anos da saída das Servas deste local, foram lembradas e convidadas para celebrar este evento!

A festa constou de uma semana de celebrações incluído: recordação da história, palestras, visitas, presença das Servas na pessoa de Ir. Marta Francisca Lopes e Ir. Helena T. Rech, outras religiosas e sacerdotes. Celebração da missa do jubileu precedida com uma carreata no Bairro e toda a cidade.

Nossas Irmãs Marta e Helena foram homenageadas lembrando o valor do trabalho e a presença de nossa Congregação nesta comunidade. As duas foram convidadas a falar durante a homilia na missa do jubileu e partilhar um pouco da história.

Ir. Marta foi uma das primeiras irmãs que foi para a missão e fundação.

Ir. Helena chegou na comunidade de S. Jacinto em janeiro de 1971 e permaneceu até 1977. Atuou na Paróquia e na Diocese como Coordenadora Diocesana de Catequese e Pastoral vocacional.

Glorificamos a Trindade pela alegria de ver que as sementes semeadas cresceram e deram muitos frutos. As crianças e adolescentes de nossa época, hoje são as lideranças da paróquia, nas equipes de casais, na catequese, liturgia e outros ministérios.


66 visualizações
bottom of page