top of page

 Editorial  Servas

PELO BATISMO RECEBI UMA MISSÃO


PELO BATISMO RECEBI UMA MISSÃO

O mês das missões e as Servas da Santíssima Trindade

O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo.

Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz”, e o lema “Somos todos irmãos”, o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias para a missão da Igreja e realizar a Coleta no Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro (nos dias 20 e 21).

O papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor.

Em sua carta aos jovens, por ocasião do mês missionário e do Sínodo dos bispos sobre os jovens, o Papa nos lembra: “Todo o homem e mulher é uma missão, e esta é a razão pela qual se encontra a viver na terra. Ser atraídos e ser enviados são os dois movimentos que o nosso coração, sobretudo quando é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem futuro e impelem a nossa existência para a frente”.

O fato de nos encontrarmos neste mundo sem ser por nossa decisão faz-nos intuir que há uma iniciativa que nos antecede e faz existir. Cada um de nós é chamado a refletir sobre esta realidade: «Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo» (Papa Francisco, Exort. ap. Evangelii gaudium, 273).

Pelo Batismo, somos membros vivos da Igreja e, juntos, temos a missão de levar o Evangelho a todos.

Estas experiências eclesiais fazem com que a formação de cada um não seja apenas preparação para o seu bom-êxito profissional, mas desenvolva o dom que recebemos do Senhor para melhor servir aos outros e cuidarmos dele.

E Francisco conclui lembrando aos jovens: «Nunca penses que não tens nada para dar, ou que não precisas de ninguém. Muita gente precisa de ti. Pensa nisso! Cada um de vós pense nisto no seu coração: muita gente precisa de mim».

Certamente essas palavras do Papa Francisco nos tocam profundamente e sobretudo, aos e às jovens que estão discernindo sua vocação, pensando em como dedicar sua vida a serviço do Reino de Deus.

Neste momento atual, de 08 a 28 de outubro, acontece, em Roma o Sínodo sobre a Juventude. Muitas idéias e propostas novas devem surgir desse sínodo. Vamos aguardar com alegria e esperança.

Outro aspecto que é importante abordar aqui. Toda congregação religiosa surge na Igreja e no mundo com uma missão específica, como luz a apontar caminhos para os desafios de cada época.

A congregação das Servas da Santíssima Trindade nasceu, no Brasil, em 1946, com a finalidade de anunciar ao mundo que nosso Deus é comunidade de pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo e que esta comunidade habita o ser humano, resgatando a sua dignidade onde ela está ofuscada e desrespeitada. “Somos convidadas a sermos sinal de comunhão na Igreja particular e testemunhas da Trindade Misericordiosa entre nós, irmãs, e com o povo”, diz o nosso plano de ação para 2018 a 2021. Nossa missionariedade se dirige a todos/as, mas damos preferência aos empobrecidos, os preferencialmente amados da Trindade, segundo as demandas atuais. Dessa forma, queremos atualizar o projeto de Jesus, o enviado do Pai, no Espírito Santo, conforme ele revela em Lc 4, 18-20: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a boa notícia aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos presos, e a recuperação da vista aos cegos, para dar liberdade aos oprimidos e para anunciar o ano da graça do Senhor”.

Buscando concretizar esta missão, nossa congregação se encontra em diversas regiões do nosso país, onde as irmãs se fazem presente, principalmente, junto às pessoas mais necessitadas, testemunhando que nosso Deus Trindade faz delas sua morada preferida. É assim que tornamos a Santíssima Trindade mais conhecida e amada.

Essa missão é convocativa a todas as jovens que se interessarem em fazer conosco este caminho, tornando-se também uma Serva da Santíssima Trindade. Mas também é um convite a todas as pessoas, de qualquer idade, que queiram compartilhar conosco este projeto, através da participação dos grupos de trinitários leigos que estão interligados à congregação.

Por isso, fazemos-lhe este convite: “VENHA CONOSCO FAZER A SANTÍSSIMA TRINDADE MAIS CONHECIDA E AMADA!”

Oração do Mês Missionário 2018

Deus Pai, Filho e Espírito Santo,

nós Vos louvamos e bendizemos

pela Vossa comunhão,

princípio e fonte da missão.

Ajudai-nos, à luz do Evangelho da paz,

testemunhar com esperança,

um mundo de justiça e diálogo,

de honestidade e verdade,

sem ódio e sem violência.

Ajudai-nos a sermos todos irmãos e irmãs,

seguindo Jesus Cristo

rumo ao Reino definitivo.

Ir. Rosa Maria Gomes

Serva da Santíssima Trindade

Duque de Caxias, RJ

1.295 visualizações
bottom of page