top of page

 Editorial  Servas

USGCB – União das Superioras (dos) Gerais de Congregações Brasileiras


Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB Nacional

SDS Bloco H, nº26 – Sala 507 – Edifício Venâncio II

70393-900 – Brasília - DF

usgbrasil@gmail.com

Queridas Irmãs das Congregações Brasileiras

Estamos às vésperas das Eleições Gerais no Brasil. Dia 07 está chegando! Dia de manifestar nossa cidadania cristã.

Somos Congregações originadas do chão brasileiro. Terra amada por Deus e marcada por tantas injustiças. Desde o seu descobrimento, durante séculos, se negou a presença co-construtora dos negros, dos índios, das mulheres e da classe trabalhadora, em nosso país.

Nossos Carismas, através de nossos Fundadores e Fundadoras, nasceram em nosso Brasil, como voz profética, sendo sinal da presença amorosa de um Deus que desce no meio do povo, escuta seus clamores e liberta-o da escravidão.

Hoje, nesse tempo cronos, porque será no dia 07 e, Kairós, porque acreditamos que podemos ser voz e presença de Deus, somos convocadas como seguidoras de Jesus, a nos deixar mover pelo sentido fundante dos nossos Carismas. Por isso, vale lembrar aqui, mais uma vez, as palavras da Irmã Maria Inês, presidente da CRB Nacional: “Não podemos votar em candidatos que pregam abertamente a violência.” Violência em vários sentidos e dimensões. Podemos, sim, é levantar nossa voz contra o machismo, o racismo, o preconceito, a intolerância ao diferente, o autoritarismo e a exclusão dos mais pobres. Esse não é o Brasil que sonhamos e queremos.

Com certeza, como Congregações Brasileiras queremos sim, é que o povo brasileiro, em sua maioria, assim como as minorias, seja tratado com dignidade, respeito e como pessoas capazes de serem protagonistas na construção de um Brasil que possui forças suficientes, em suas diversidades de riquezas humanas, geográficas, étnicas e cultural para ser um País mais justo e igualitário.

Respeitamos, amorosamente, a consciência e as opções de cada Irmã, mas como coordenação da USGCB, nos sentimos interpeladas para chegarmos até você. Em sintonia com a CNBB e a CRB Nacional, lembramos mais uma vez, da importância de nos deixarmos convocar pela força do Evangelho e dos nossos Carismas, nesse momento de escolhermos nossos candidatos a Presidente do Brasil e o Vice-Presidente, assim como membros do Parlamento.

Deixemos ecoar em nossos corações as palavras do Papa Francisco: “há necessidade de dirigentes políticos que vivam com paixão o seu serviço aos povos, (…) solidários com os seus sofrimentos e esperanças; políticos que anteponham o bem comum aos seus interesses privados; que não se deixem intimidar pelos grandes poderes financeiros e midiáticos; que sejam competentes e pacientes face a problemas complexos; que sejam abertos a ouvir e a aprender no diálogo democrático; que conjuguem a busca da justiça com a misericórdia e a reconciliação” (Mensagem aos participantes no encontro de políticos católicos – Bogotá, Dezembro-2017).

Permitamos que o Espírito de Jesus nos oriente, renove nossas esperanças e faça da nossa ação de votar, um gesto revolucionador e comprometido com a busca da paz e do bem comum.

Nosso abraço soroterno na grande ciranda da Comunhão Trinitária.

COORDENAÇÃO DA USGCB

Ir. Silvânia Coelho,

Ir. Iriete, Ir. Kátia, Ir. Marlise e Ir. Neli.

44 visualizações
bottom of page