top of page

 Editorial  Servas

Mês Vocacional - Vocação a Filiação Divina


VOCAÇÃO À FILIAÇÃO DIVINA

O mês de agosto é, por excelência, o mês que a Igreja escolheu para lembrar e rezar pelas VOCAÇÔES. Dentro da liturgia dominical, cada semana se volta para uma vocação específica: Sacerdotal, Matrimonial, Vida Religiosa Consagrada, Laical/Ministerial.

O Papa Francisco em um dos seus discursos lembra que “nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno.” A primeira grande vocação que brota do coração de Deus é o chamado à VIDA. Viver como filho e filha de Deus é uma missão de cada dia.

“Deus Pai nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeitos diante dele, no amor.” (Ef 1,4). Toda e qualquer pessoa é chamada a santidade e responder a esse chamado, no cotidiano, é viver no amor e para o amor. É desejar, pelo batismo, assumir ser compromisso de cristão e cristã vivendo como irmão e irmã de todas as pessoas que, como você, foram criadas à imagem e semelhança de Deus. A carta de Paulo aos Efésios nos recorda que Deus nos predestinou para sermos seus filhos/as adotivos por meio de Jesus, conforme a benevolência de sua vontade(Ef1,5). Que bonito, animador e exigente saber que Deus Pai nos predestinou para sermos seus filhos/as adotivos e vivermos para o louvor da sua glória (Ef1,6). Viver para a glória de Deus Trindade! O que isso significa? Talvez reconhecer que a Santíssima Trindade é o ponto de partida e de chegada de toda vida cristã e Ela quer ser reconhecida, amadae adorada em cada ser humano, na criação e em todo o universo.

Pelo BATISMO recebemos a graça de conhecer e sermos tocados pelo Mistério Trinitário. Por isso toda pessoa batizada é vocacionada a viver como filho/a de Deus Pai/Mãe, irmão/ã em Jesus Cristo, pela força e dinamismo do Espírito Santo. Podemos dizer que essa é a vocação por excelência, pois o BATISMO é fonte de todas as VOCAÇÕES!

Irmã Maria Celeste Ferreira, fundadora da Congregação das Servas da Santíssima Trindade, desde muito jovem experimentou, fortemente, o toque do chamado divino para viver de forma radical o seu batismo. Aos 15 anos recebeu a graça de clarear todas as suas dúvidas, a ponto de decidir abraçar a Vida Religiosa. Dizia ela: “Compreendi que só Deus poderia saciar minha sede de um amor absoluto!” Desde então começou a proclamar que a Santíssima Trindade era o grande amor que dominava toda a sua vida.

Viver o amor de Deus! Esse chamado-interpelação é para mim, para você leitor/a e para qualquer pessoa que vive, conscientemente, a filiação divina, pautada no compromisso batismal.

Estejamos de coração aberto para acolher, em cada novo dia, as graças que Deus Trindade deseja derramar em nosso SER. Essas graças nos vocacionampara a vivência do amor, como filhos/as de Deus e irmãos/as, na grande ciranda trinitária, onde toda pessoa é chamada a dançar de forma livre, feliz e comprometida com o reino.

Nesse mês vocacional, antes de pensarmos em vocação específica, deixemos que Deus renove em nós a força do chamado à vida humana, somos pessoas em processo; bem como a vivência da vida batismal: “somos templos da Santíssima Trindade!”

Vivamos intensamente nossa VOCAÇÃO!

Ir. Silvânia Coelho

Servas da Santíssima Trindade

Rio de Janeiro, agosto de 2018

Área de anexos

61 visualizações
bottom of page