Missão
No sábado, dia 8/10, um grupo de crismandos da comunidade São Marcos com apoio das Irmãs Servas da Ssma. Trindade em Dourados celebraram o dia da criança na aldeia Bororo.   
Participaram cerca de 80 crianças juntamente com duas mães. Entre jogos e brincadeiras as crianças e os crismandos desfrutaram algumas horas de lazer e convivência num encontro de mundos muito distintos que ao mesmo tempo de fizeram tão próximos.   
Agradecemos a acolhida da liderança da Aldeia Sarita que nos oportunizou este momento tão alegre e descontraído.   
“É missão de todos/as nós,  Deus chama eu quero ouvir a Sua Voz.”  
“Acampados sob a Misericórdia do Pai”.

1/11
   Nos dias 8 a 10 de abril, aconteceu o terceiro Acampamento da Vida Religiosa Mineira, com o tema: “Acampados sob a Misericórdia do Pai”. No dia 9 tivemos presentes os assessores: Ir. Maria Inês (presidente da CRB nacional) e o Cantor Zé Vicente, que marcaram o Acampamento. A Ir. Maria Inês, com suas palavras enriquecedoras, ajudou-nos a focar o nosso olhar, sob a Misericórdia do Pai, com as palavras do Papa Francisco, dentro do programa da vida de Jesus.
 
A bandeira da misericórdia é uma provocação para o mundo. Nos gestos de Jesus somos capazes de encontrar com pessoas feridas e machucadas. A fome da misericórdia nos aproxima das pessoas; o coração misericordioso faz com que vivamos a vida em abundância. Como é importante o cristão ressignificar a cruz.
 
A cruz é o lugar por excelência da misericórdia de Deus. Jesus abraça todo o nosso sofrimento. Sem a cruz fica difícil convencer a humanidade do sofrimento. A vida cristã só tem sentido quando faz a experiência dos sinais de ressurreição e esperança. Zé Vicente finalizou com uma apresentação belíssima, aproveitou toda paisagem. Fez do cenário natural, santuário ecológico, onde cantou suas lindas canções em sintonia com fé e vida. Com o seu jeito poético transmitiu-nos a mensagem de esperança, coragem, com um cunho profético, diante do contexto atual.
 
Que a Trindade misericordiosa, nos introduza em sua Fonte, nos alimente, e nos ensine a alargar as nossas tendas nas diversas realidades que clamam por misericórdia. Tudo para a glória da Trindade!
 
Maria Aparecida dos Santos Serva da Ssma. Trindade

1/7
Missão da comunidade em Dourados/MS
 
   Atividades com oficinas  de artesanato e apoio no projeto de pequenas roças tradicional e agroecológicas,   horta medicinal  e celebração da vida na aldeia de Dourados.
São algumas das atividades realizadas em nossa missão junto as mulheres Guarani kaiowá. (enviado por Ir. Elisa Bisol)

 
Jesus, nosso irmão   
A festa de hoje é uma transição do Tempo Natalino para o Tempo Comum, sinaliza a "saída" de Jesus de sua vida oculta para a vida pública, dando início à sua atividade evangelizadora.
Jesus deixa sua casa, sua cidade, despedindo-se de sua mãe, de seu trabalho de carpinteiro para iniciar uma nova etapa na sua vida.
Quais seriam os sentimentos e pensamentos de Jesus neste momento?
O texto narra que Jesus sai de sua terra com uma direção e intenção clara: ir ao encontro de João, no rio Jordão, para ser batizado.
O batismo de João é um batismo de conversão. Então podemos perguntar: por que Jesus quer ser batizado?
O mesmo Batista manifesta-se surpreendido diante do pedido de Jesus: "Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?".
Mas Jesus quer ser batizado por diferentes motivos: um deles é colocar-se na mesma linha que seu predecessor, ou seja, assumir o movimento de conversão que João pregava e encabeçava, que tem suas raízes no Primeiro Testamento.
O Filho de Deus e de Maria, já apresentado por Marcos como um bom israelita, assume plenamente a condição humana a ponto de solidarizar-se com a humanidade pecadora sem pecar.
 
No batismo de Jesus, no Jordão, é um anúncio do que será a festa da Páscoa. O Filho de Deus abraça a humanidade inteira, lavando o pecado e a morte e abrindo o caminho da filiação divina.
Deus mesmo apresenta "orgulhosamente" seu Filho: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada", manifestando, assim, publicamente o amor que tem por Ele.
Oferece-nos nele o caminho da vida em plenitude, entrega-o como irmão maior para nos ensinar o itinerário de volta para a casa de Deus Pai e Mãe de todos/as.
Reconheçamos neste dia Jesus como Filho muito amado de Deus e peçamos que nos conceda a cada um/a de nós experimentar-nos filhos e filhas muito queridos/as, membros da mesma família!
Assim poderemos dizer junto com o apóstolo João: "Vejam que prova de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus. E nós de fato o somos!" (1Jo 3,1).
Voltando à beira do rio Jordão, imaginemos a surpresa das pessoas que estão ali nesse momento. Sem dúvida, brotou a pergunta sobre quem era esse homem diante do qual o céu se abre e se pronunciam essas palavras.
Quem é Jesus? Como disse José Antonio Pagola: ''Nos Evangelhos, não se aprende doutrina, mas sim uma forma de estar no mundo''.
Os evangelhos são escritos para iluminar essa resposta que levamos toda a vida para descobrir! Deixemos que esta pergunta ressoe em nosso coração, sem ter pressa em responder, permitindo que ela nos conduza à sua busca: Quem é Jesus?
Na homilia da Missa na Casa Santa Marta celebrada no dia 27 de setembro de 2013, o Papa disse que “Jesus não pode ser conhecido em ‘primeira classe’, mas na vida cotidiana de todos os dias. Não é possível conhecer Jesus na tranquilidade, nem na biblioteca...Conhecer Jesus”. Apontou-nos três linguagens necessárias para conhecer Jesus: “a da mente, a do coração e a da ação”.
Sigamos, então, Jesus, que confirmado por Deus Pai e Mãe, inicia sua vida pública, sua missão. Vamos juntos/as com Ele para que sua vida e sua proposta nos iluminem, nos incomodem, nos encorajem a viver como Ele e por sua mesma causa!
Jesus nos mostra que um mundo diferente é possível, que alternativas não são meramente quimeras. Sua Presença nos infunde uma nova esperança para que não nos resignemos e conformemos com o mundo presente e nos arrisquemos a sonhar e a doar a vida para que todos/as tenham vida em abundância.
O Papa Francisco lembra a todas as pessoas batizadas sua responsabilidade de anunciar Cristo: “Há uma grande responsabilidade para nós, os batizados: anunciar Cristo, levar adiante a Igreja, esta maternidade fecunda da Igreja. Ser cristão não é fazer um curso para ser advogado ou médico cristão, não. Ser cristão é um presente que nos faz avançar com a força do Espírito no anúncio de Jesus Cristo”, disse. (extraído de Instituto Humanitas UNISINOS – Espiritualidade)
 
Oração
 
Batiza meus sentidos
 
Não amanheças, Senhor,
que ainda meus olhos 
não aprenderam a ver-te
no meio da noite.
 
Não me fales, Senhor, 
que ainda meus ouvidos 
não logram te escutar
nos barulhos da vida.
 
Não me abraces, Senhor, 
que ainda meu corpo 
não percebe tua pele
nos abraços e na brisa.
 
Não me adociques Senhor, 
que ainda minha garganta
não saboreia tua ternura,
no meio do amargo.
 
Não me perfumes, Senhor,
que ainda meu olfato
não cheira tua presença
no meio da miséria.
 
Batiza meus sentidos
com o lento decorrer
de tua graça encarnada,
fluindo por meu corpo.  

Benjamin Gonzalez Buelta, sj.
As Servas em Missão na cidade de Descanso – SC
 

1/14
   As Irmãs Vitória Balbinoti e Terezinha Hanauer desenvolvem missão nas comunidades da Paróquia Santo Stanislau Kostka, na cidade de Descanso/SC. São 29 comunidades, todas com grupos e pastorais diversas. Leigos/as comprometidos com o Projeto de Jesus Cristo.
Ir. Vitória enviou uma pequena parcela do trabalho-missão da Catequese. Os encontros envolvem as famílias.

Comenta a Ir. Vitória: “Hoje sobre o encontro preparatório de Pais e Catequizandos para a Crisma. Aqui, fazemos encontros periódicos de encontro com os pais, pois entendemos que sem a família torna-se muito difícil perseverar na fé e participação na comunidade.” 
Os encontros acontecem em cada comunidade. O encontro das fotos que seguem aconteceu na Comunidade de Itajubá. 

 

Primeira Eucaristia de crianças

 

1/4
   As Crianças da Paróquia Sagrado Coração de Jesus no Méier reuniram-se, no dia 14 de novembro, para uma manhã de Retiro na casa das Servas da Ssma. Trindade, situada no Engenho Novo. As/os Catequistas preparam tudo com muito carinho e capricho. O tema do Retiro foi “QUEM ME TOCOU” e favoreceu as crianças refletirem sobre o Encontro de Jesus com as pessoas. Ir. Graciema Maria Schiochet orientou os 
momentos de reflexão e dinâmicas.
 
Alegremo-nos e rezemos pelas 73 crianças que no dia 29/11 receberão sua primeira 
eucaristia! Seja esse momento fecundado pelo Amor de Deus, pela acolhida dos Pais, 
Catequistas e Paroquianos. Parabéns Crianças e Catequistas!

 

 
Paróquia Nossa senhora das Graças
em Xerém – Duque de Caxias/RJ 
inicia novena da Padroeira

 

A comunidade Paroquial de Xerém está em festa! No próximo dia 27 celebrará sua Padroeira, Nossa Senhora das Graças. A novena teve início no dia 18, com o tema MARIA MÃE DAS VOCAÇÕES! 
   Com esse tema, a assembleia foi convidada e rezar pelas VOCAÇÕES RELIGIOSAS E SACERDOTAIS. As Congregações das Irmãs DIMESSE – Filhas de Maria Imaculada, das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, das Irmãs Servas da Santíssima Trindade, em missão nas comunidades da Paróquia e os Seminaristas da Diocese de Duque de Caxias (estudantes de Filosofia e Teologia) residentes na Paróquia, motivaram a celebração Eucarística.
Recordou-se que a VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA é chamada ao AMOR-SERVIÇO, NO COMPROMISSO DE ANUNCIAR A BOA NOVA DE JESUS. Mencionou-se sobre o ano da Vida Consagrada: 21/11/2014 a 02/02/2016 cujos objetivos são: OLHAR COM GRATIDÃO O PASSADO; VIVER COM PAIXÃO O PRESENTE; ABRAÇAR COM ESPERANÇA O FUTURO. D. Tarcisio Nascentes dos Santos, Bispo da Diocese de Duque de Caxias, presidiu a Missa e Padre Vanildo Cregi, Pároco, concelebrou.
Nosso coração se alegra em Deus que por nós e em nós faz maravilhas.

 

COMUNIDADE EM MISSÃO
   Finalizando o mês de Outubro, o Setor do Cajueiro - Paróquia Santo Antonio do Argoim, realizou no sábado  dia 31 um dia de missão junto as família do setor.
Teve como tema: Missão é Servir. "Levanta missionário pra levar a boa nova. Vamos plantar o amor que a vida se renova.
Bota o pé na estrada erga a mão por céu. A luta é grande mais a justiça de Deus é fiel.
Eu vou, eu vou, eu vou! Quem vai, quem vai, quem vai? (Bis)
Na barca dos missionários construtores do reino do Pai."
Celebração e dedicação
Celebração dos 60 anos de Vida Religiosa da Ir. Therezinha
Irmã Therezinha Soares do Couto – uma vida, uma vocação, uma missão para a glória da Trindade.
Resgatando dons e talentos:
 
Aula Publica 2015 - Resgatando os Dons e Talentos das Comunidades de Rafael Jambeiro, Santo Estevão , Itatim e Salvador. 
 
 O Momento Cultural aconteceu na praça da comunidade  São Roque do Paratigi - Município de Rafael Jambeiro - BA  “Todo o artista deve ir aonde o povo está" Milton Nascimento REUNIÃO DA COORDENAÇÃO
UMA SERVA DA SSMA. TRINDADE EM MISSÃO NO HAITI
 
   Celebração de envio, 04 de fevereiro de 2014
A missionária, da Congregação das Servas da Santíssima Trindade, Irmã Maria Câmara Vieira, 39, natural da cidade de Dourados-MS (foto), formada em Artes plásticas falou sobre o significado do envio. “Eu me sinto feliz por estar aqui sendo enviada pela CRB e CNBB, em comunhão com toda a Igreja do Brasil, com todas as religiosas e religiosos. Vou em missão para uma realidade que clama por partilha, por amor, por carinho, pela nossa presença. Sinto-me enviada e confirmada neste ‘sim’. Irmã Maria afirmou ainda que sua expectativa e´ conhecer a realidade, colocar os dons à disposição para realmente fazer a vontade de Deus. “Meu dom é trabalhar com arte, mas estou aberta a trabalhar com a vida em todas as dimensões”, ponderou. “Sinto uma grande alegria e gratidão porque mais recebemos que damos. Senti muita emoção durante a missa porque é a primeira missionária da Congregação das Servas que vai em missão para fora do país e espero que a partir desse envio possam surgir muitas vocações missionárias para a Igreja”, assim expressou a Superiora Geral da Congregação das Servas da Santíssima Trindade, Irmã Rosa Maria Gomes.
 
“Aonde mandar eu irei,
seu amor eu não posso ocultar...”
Um ano depois...
 
   A missão continua... os desafios interpelam a prosseguir... a vida continua clamando por dignidade, respeito, moradia, educação.
 
É preciso colocar-se a caminho... “em nome de Jesus Cristo anunciar a paz e a liberdade.” 
ouvido de discipula (o) pés de peregrina (o), coração que ama, voz que soma junto às muitas vozes.
   Nossa vida de Servas tem como único fim a glória das Pessoas Divinas que em nós habitam. Na comunhão com a Santíssima Trindade descobrimos que nossa vocação cristã é formar a comunidade humana segundo o projeto de Deus:  todas as pessoas remidas pelo sangue de Cristo, guiadas pelo Espírito na busca do Pai.
Nossa ação missionária se dirige a todos, sem distinção de classes sociais, uma vez que fomos irmanados pelo sangue redentor de Cristo e temos um Pai comum para o qual nos impele a força do Espírito Santo. Entretanto devemos dar preferência aos pobres, a exemplo de Cristo, segundo os apelos do Espírito que O ungiu (cf Lc  4, 18-19).
 
Realizamos a missão a nós confiada através do trabalho profissional e da inserção missionária em pequenas comunidades junto ao povo pobre, Comunidades Ribeirinhas, Projetos Socioeducativos, com população de Rua, Casa de Retiros, através de assessorias de cursos, retiros, pastorais, acompanhamento psicológico e espiritual, formação de lideranças, movimentos sociais e outros. Nosso foco: a defesa da vida e da dignidade humana, pois toda pessoa é templo vivo da Trindade.
 
Onde estamos atualmente: nossa presença missionária se faz em oito Estados do Brasil – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Amazonas e formamos 12 comunidades.
 
Nosso Lema: “Tudo para a glória da Trindade”      

Links Recomendados

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Fale Conosco

Rua Barão do Bom  Retiro, 559

Engenho Novo - CEP 20715-002

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2501-7583

Copyright 2020 | Servas da Santíssima Trindade | Web design: www.artifices.com.br