BLOG DAS SERVAS

Democracia e saúde na eleição da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde


Neste ano, os cargos de presidente e vice serão ocupados por representantes do segmento usuário

Maria José Pinto, militante histórica pró-SUS Contagem, é a nova presidente do Conselho Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Contagem reuniu-se, na terça-feira (26), no auditório da Prefeitura, para eleger a nova Mesa Diretora, para o ano de 2019. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes, entre delegados, suplentes, gestores e observadores em geral. Todos os segmentos – gestores, trabalhadores e usuários da rede SUS/Contagem – estiveram representados.

Após as 16 pessoas com direito a voto indicarem suas preferências, em sessão com voto aberto, uma mesa com formação inédita em Contagem foi escolhida. Neste ano, as posições de presidente e vice serão ocupadas por representantes do segmento usuário. A participação de um trabalhador da Vigilância Sanitária ocupando a Primeira Secretaria também é uma novidade na Mesa Diretora do Conselho.

Maria José Pinto foi eleita a presidente da Mesa, e Raymundo Rodrigues, o vice-presidente. Ambos representam o segmento usuário. Elane Lobo, inspetora sanitária na Vigilância Sanitária e representando o segmento trabalhador, foi eleita primeira-secretária. Representando o segmento gestor, Ronaldo Gontijo, ex-presidente do CMS, foi eleito segundo-secretário.

A Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) deve ser composta por um presidente, um vice-presidente, um primeiro-secretário e um segundo-secretário. Independentemente do resultado da votação, a composição eleita deve conter dois representantes do segmento usuário, um do segmento trabalhador e um do segmento gestor. Mas é a votação em plenário que define quem irá ocupar os cargos.

Quem é Maria José?