BLOG DAS SERVAS

  • Marisa Brito V. Filha

Mês Vocacional - Leigos Trinitários


Recebi das Servas da Santíssima Trindade a responsabilidade de, nesse mês vocacional, escrever sobre a vocação de ser Leiga/o Trinitária/o. Tenho certeza absoluta que existem na nossa família religiosa, pessoas bem mais preparadas para esse fim do que eu, Leigas Trinitárias como Orminda, Grace e Kátia, por exemplo, mas aceitei o desafio que me foi proposto com carinho e espero corresponder a essa missão.

● Nosso grupo de Leigos/as Trinitários/as foi concebido no coração da fundadora de nossa Congregação, Ir. Maria Celeste Ferreira. Ela sempre desejou a presença de leigas/os na Congregação, a fim de tornar a Santíssima Trindade mais conhecida e amada, uma vez que nós leigas/os poderíamos chegar até onde talvez a vida religiosa não conseguisse atingir, como no nosso ambiente de trabalho, político, social, etc. Nossa fundadora tinha um imenso amor à Santíssima Trindade que se traduzia em seus gestos, palavras e ações. A pessoa dela era notoriamente tomada pela Presença das Pessoas Divinas. Como consta no breve histórico dos grupos de Leigos/as Trinitários/as no projeto do nosso livro de diretrizes “o mesmo amor com que Ir. Maria Celeste dedicava às Servas da SSma. Trindade, desde o início da fundação, aos 15 de junho de 1946, dedicava igualmente a formação de grupos de leigas e leigos vivenciando a mesma proposta trinitária, na peculiaridade e riqueza da vocação laical, fundamentada na fonte Batismal: mergulho no mistério do amor de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, na inserção em um mundo em transformação, necessitado de uma mística e profecia de comunhão e inclusão. Sonhou e lutou pelos Leigos/as Trinitários/as, irmãos e irmãs no mesmo carisma-missão. A diferença na maneira de concretizar a vocação é a grande riqueza que dará movimentos do Santo Espírito para nos ajudar mutuamente a vivenciar e anunciar o amor de um Deus que habita em nós e nos coloca em comunhão com a humanidade irmã e toda a criação que clama redenção e reciprocidade”. Com relação à missão dos Leigos/as, ela realçava que seríamos juntos com as Servas, uma única família, oferecendo nossas vidas para a propagação do Mistério da Inabitação das Pessoas Divinas em nós, sendo fermento de transformação para toda a sociedade. As Servas da SSma Trindade, como Religiosas Consagradas vivendo em comunidades soroternas e missionárias e nós, leigas/os, em nossos lares e nos lugares sociais e políticos onde somos vocacionados. Formando assim a grande Ciranda em movimentos trinitários, como um sinal contra as exclusões e a favor do amor e da justiça. Nossa fundadora seinspirou no Fundamento Evangélico Jo. 14,23: “Se alguém me ama, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele viremos e nele faremos morada”.

Em síntese, viver a vocação de Leiga/o Trinitária/o é isso, é ser a “visibilidade” da Santíssima Trindade nesse mundo globalizado que vivemos, é viver o mistério da inabitação da Santíssima Trindade, reconhecendo em todo irmão e irmã a dignidade de pessoas habitadas pela presença da Trindade Santa, templos vivos de Deus, tornando-os ícones do Seu amor! Tudo isso a partir do compromisso da nossa consagração batismal, ofertando todo o nosso ser: nossa inteligência e vontade, nosso coração e agir, para glória da Santíssima Trindade, na busca da mística da comunhão, inclusão e partilha, à luz do Amor Uno e Trino. Assumindo assim nossa vocação laical como força e esperança da Igreja no mundo: em Cristo somos chamados à santidade.

Gostaria de encerrar com um convite e uma frase da Ir. Celeste que expressa seu testemunho desde a juventude e deve servir de direção para nós e exemplo a ser seguido: “a SSma. Trindade foi o grande amor que dominou toda a minha vida”. Que possamos viver plenamente o mistério da inabitação e proclamar com alegria, como Ir. Maria Celeste fez, que a SSma Trindade foi o grande amor que dominou toda a nossa vida! Se você se sentiu tocado/a, venha conhecer o nosso grupo de espiritualidade trinitária e viver plenamente o seu compromisso batismal, dando glória ao nosso Deus que é Uno e Trino e habita em nós!

(Relato de Marisa Brito V. Filha – Leiga Trinitária)

#EAGORAMARIA #SERVASDASANTÍSSIMATRINDADE

Links Recomendados

  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone

Fale Conosco

Rua Barão do Bom  Retiro, 559

Engenho Novo - CEP 20715-002

Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 2501-7583

Copyright 2020 | Servas da Santíssima Trindade | Web design: www.artifices.com.br